Novembro Azul
Notícias
03/10/2011 16h09 - Atualizado em 03/10/2011 16h09
Governo do Amapá entrega 29 viaturas para Polícia Militar
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), entregará, nesta terça-feira, 4, às 8h, ao lado do Teatro das Bacabeiras, 29 viaturas alugadas para o trabalho ostensivo da Polícia Militar (PM/AP).

O comando geral da PM iniciou processo licitatório para locação dos 29 veículos, tipo perua, em maio deste ano. A intenção surgiu a partir da necessidade de substituir as viaturas usadas para os serviços operativos. Depois de detectar o estado de sucateamento dos carros usados pelos policiais para atender as ocorrências, o comandante geral da PM, coronel Pedro Paulo Rezende, apresentou a proposta como uma medida emergencial, uma solução para amenizar o problema da falta de estrutura por qual passava a Polícia Militar.

A locação dos veículos vai representar uma economia bastante significativa para o Estado, cerca de 30% ao ano. O comandante disse ainda que, depois de um ano de uso, o carro do serviço operacional requer uma manutenção muito exaustiva, com troca de peças que pesam no orçamento.

"Alugar veículos para serem usados no policiamento ostensivo representa uma economia muito grande, considerando que o nosso gasto será apenas com o combustível", destacou Rezende.

O Aluguel dos veículos vai custar aos cofres R$ 90 mil por mês, livres gastos extras com manutenção, que é de responsabilidade da empresa contratada, que atenderá a demanda, inicialmente, por um ano.

Os veículos foram entregues no mês de setembro, devidamente caracterizados e com os suportes necessários para o trabalho da Polícia Militar, como rádio, compartimento de cela e intermitentes.

Confira a distribuição das novas viaturas

1º Batalhão - zona Sul de Macapá: 4 viaturas;

2º Batalhão - zona Norte de Macapá: 4 viaturas;

6º Batalhão - zonas Central e Oeste de Macapá: 4 viaturas;

10º Batalhão de Rádio Patrulha Motorizada (BRPM): 8 viaturas;

3º Batalhão Ambiental: 1 viatura;

4º Batalhão - município de Santana: 4 viaturas;

7º Batalhão - município de Porto Grande: 1 viatura;

8º Batalhão de Guarda: 1 viatura;

9º Batalhão Policial de Trânsito (BPTRAN): 1 viatura;

11º Batalhão - município de Laranjal do Jari: 1 viatura.

Ação inédita

Essa é a primeira vez que a Polícia Militar do Amapá fará a experiência de locar veículos para uso operacional. A vantagem nesse tipo de iniciativa só vale quando o carro for usado para esses fins.

Outras polícias no Brasil, a exemplo dos estados do Pará e Pernambuco, já utilizam da prática de alugar veículos. O comando geral da PM considera essa a melhor solução devido à urgência em apresentar soluções para amenizar os índices de criminalidade, principalmente na capital.

Para se ter uma ideia do quanto a medida vai representar economicamente, enquanto o governo vai investir mensalmente em aluguel, garantido o fortalecimento da segurança pública com uma frota de 29 veículos para o combate aos crimes, sem gastos extras, esse mesmo valor serviria para a aquisição de apenas 3 veículos, que teriam a durabilidade de no máximo dois anos, restando depois disso, o total sucateamento das viaturas. É exatamente com mais esse problema que o governo do Amapá pretende acabar.

Marclene Oliveira/Sejusp

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação