Notícias
05/09/2011 12h39 - Atualizado em 05/09/2011 12h39
Laranjal do Jari prepara o V Festival do Açaí
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Em sua quinta edição, o Festival do Açaí é considerado, depois do Carnaval, a segunda mais importante festa do município de Laranjal do Jari. O evento acontece nos dias 9, 10 e 11 de setembro, na área da Feira Agroextrativista, na sede do município.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), apóia diretamente o festival com a qualificação dos empreendedores populares locais, distribuição de cartilhas educativas, estrutura para montagem das barracas para os artesãos, entre outras atividades.

A Sete destinou 30 barracas para a Feira do Artesanato, que vai funcionar dentro do festival. Fará ainda a doação de 260 camisetas com a logomarca do evento (são 30 camisetas para a coordenação, 100 para empreendedores individuais e 100 para pessoal de apoio), além da entrega de aventais para os batedores de açaí.

Outro apoio da Sete é na premiação do concurso Rainha do Festival do Açaí 2011. A vencedora vai receber uma passagem aérea Macapá/Belém/Macapá. A segunda colocada uma bicicleta e a terceira um aparelho de som. A secretaria também fez o cadastrado de trabalhadores para atuarem no entorno do evento.

A programação do V Festival do Açaí deverá ficar pronta nesta terça-feira, 6. Mas a secretária de Agricultura de Laranjal do Jari, Célia Mineiro, adiantou alguns eventos. É o caso da entrega de patrulha mecanizada para o Território da Cidadania Sul, que acontecerá no dia 9, às 11h. A abertura oficial do festival acontecerá às 18h30.

A coordenação da festa negocia a participação de uma aparelhagem de reggae. O show atende a pedido da comunidade maranhense que vive em Laranjal do Jari. As atrações de shows contam com a presença de bandas gospel, grupos culturais, uma banda de melody do Pará e Sandra Lima e banda.

Um palco em estrutura metálica foi erguido para a realização dos shows. No V Festival do Açaí haverá comercialização de artesanato, açaí e alimentos derivados do fruto, bebidas, degustação de comidas típicas, etc.

O festival é realizado pela Prefeitura de Laranjal do Jari e conta com apoio direto do governo do Estado, Açaí do Vale (batedores de açaí), Associação dos Trabalhadores Extrativistas do Pará e Amapá (Ateaepa) e Associação Agroextrativista do Jari (Agrojari), além de outros parceiros.

A expectativa é que mais de 20 mil pessoas prestigiem a festa. Sete técnicos da secretaria seguem nesta terça-feira para Laranjal do Jari. O objetivo é acompanhar a programação e dar apoio logístico.

História do festival

O Festival do Açaí passou para o calendário cultural do município de Laranjal do Jari em 2008 e vem reafirmando sua importância no fortalecimento da economia local a cada ano. É resultado da parceria entre Prefeitura de Laranjal do Jari, Governo do Estado do Amapá, Projeto Produzir Amazônia e Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Estado Amapá- Ateaepa.

João Clésio/Sete

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação