Notícias
03/08/2011 9h42 - Atualizado em 04/08/2011 10h37
Itaubal do Piririm é sede da Conferência Regional de Priorização
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Itaubal do Piririm é sede da Conferência Regional de Priorização
Ampliar imagem
Itaubal do Piririm é sede da Conferência Regional de Priorização

Itaubal do Piririm foi o próximo município sede a receber a Conferência Regional de Priorização da segunda fase do Plano Plurianual Participativo para o exercício 2012/2015, onde representantes de diversos setores da população de Cutias do Araguari participaram também do evento, realizado nesta quarta-feira, 3.

Assim como em outros municípios do Estado, por onde os técnicos e moderadores visitaram, em Itaubal também foi realizada uma síntese geral de prioridades após a reunião entre os integrantes de cada município. Esses participantes destacaram itens que, no final do evento, foram conceituados como prioridades e necessidades regionais.

Mikaeli Katriny da Costa, moradora da comunidade de São Joaquim do Pacuí, destacou a educação no setor agrícola como uma das prioridades a serem desenvolvidas na região de Cutias. "O êxodo rural terá um fim se prioridades forem dadas para a educação no setor agrícola. O filho do agricultor precisa ser educado e capacitado para atuar em sua própria área de subsistência", declara a estudante da região de Cutias do Araguari.

Todos os que participaram da conferência, em se tratando de região, escolheram como prioridades a agricultura familiar, a pesca, a pecuária e o turismo como prioridades regionais.

Iaci Cortes, que representou os ribeirinhos do município de Itaubal do Piririm, diz que todos os setores escolhidos foram bem discutidos. Logo, assuntos voltados para os ribeirinhos estão ganhando espaço com a preparação do PPA. "As comunidades ribeirinhas estão crescendo. Antes, eram apenas 12. Atualmente, são 14 comunidades. Com o crescimento, a participação orçamentária deve ser bem maior. Sou ribeirinho, porém, apoiamos como prioridade a educação na nossa região. É assim que cresceremos como povo e cidadão do local em que vivemos", ressalta Iaci.

Foram destacadas como necessidades regionais a recuperação de ramais e estradas, asfaltamento da Rodovia AP-70, que dá acesso aos municípios da região sudeste, estruturação de hospitais, a construção de escolas, além de ser implantado um centro integrado de segurança pública na região.

Histórico

O município de Itaubal do Piririm foi criado em 1º de maio de 1992, a partir do desmembramento das terras pertencentes ao município de Macapá. Sua economia básica repousa no desenvolvimento da pecuária bubalina em suas áreas de campos inundáveis e na agricultura itinerante.

O município se destaca pelo forte sentimento religioso de seu povo. Sua principal via de integração fluvial é o rio Piririm, através do qual se processa o escoamento de grande parte da economia municipal. Em seu trecho de orla amazônica, apresenta forte atividade extrativista, notadamente na exploração de palmito e frutos do açaí.

O município, edificado sob uma elevação de terras à margem direita do rio Piririm, tem sua história contada pelos moradores descendentes dos primeiros habitantes, os quais, entretanto, não têm informações precisas sobre suas origens. Sabem-se que chegaram por volta de 1935. Estas famílias vieram, principalmente, das ilhas do Pará, em busca de boas terras e farta alimentação, fundando um povoado e trabalhando, principalmente, em lavouras.

Anselmo Wanzeller
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação