Outubro Rosa
Notícias
13/07/2011 17h54 - Atualizado em 13/07/2011 17h54
Procon realiza segunda pesquisa mensal de combustíveis
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

A segunda pesquisa mensal do preço de combustíveis, feita nos postos de Macapá e Santana, será realizada nesta quinta-feira, 14, pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon/AP). No ato da ação, os fiscais irão verificar a forma de pagamento e se o valor cobrado não é abusivo por parte da empresa.

A verificação é realizada quinzenalmente para manter os consumidores informados sobre quais os postos mais em conta na hora de abastecer. Após a conclusão dos valores, o Instituto de Defesa do Consumidor disponibiliza no site do próprio órgão (www.procon.ap.gov.br) uma tabela com o nome e valores de todos os postos de Macapá e Santana.

Segundo a diretora do Procon, Nilza Amaral, as pesquisas têm sido positivas. Os consumidores estão conseguindo fazer economia com relação ao combustível porque estão informados quinzenalmente quais os postos mais em conta.

"Estamos alcançando nossa meta, que é manter o consumidor bem informado. Nossas pesquisas estão sendo atualizadas quinzenalmente. Com isso estamos conseguindo averiguar o aumento no valor do combustível, comparando valores para saber se há um acréscimo abusivo que venha a prejudicar o consumidor", diz Nilza.

Dicas para o consumidor na hora de abastecer

- Procure abastecer pela manhã, pois a temperatura ambiente e do solo são mais baixas;

- Encha o tanque antes de o nível baixar à metade, evitando o acúmulo de ar no depósito;

- Nunca use o serviço quando o posto estiver sendo reabastecido ou imediatamente depois. Isso porque o combustível é agitado e os sedimentos do fundo ficam em suspensão;

- Desligue o motor, o rádio e as luzes do carro;

- Saia do automóvel e espere até o frentista terminar;

- Nunca utilize o celular enquanto abastece. O vapor que sai na gasolina, em contato com cargas elétricas estáticas, pode causar fogo.

Cristiane Mareco
Assessora de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação