Novembro Azul
Notícias
14/04/2011 17h23 - Atualizado em 18/04/2011 17h26
Ministro da Integração visita o AP a convite do governador
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, visita o Amapá nesta sexta-feira, 15, a convite do governador Camilo Capiberibe, para discutir com gestores do governo do Estado a situação dos municípios que estão sofrendo com as chuvas. Eles se reúnem no Palácio do Setentrião, onde será apresentado um mapa da tragédia, que já atinge seis municípios do Amapá, sendo que em três foi decretada situação de emergência.

O governador vai ressaltar o pedido oficializado, nesta quarta-feira, 13, dos recursos na ordem de R$ 1,5 milhão do Ministério, para reforçar o repasse do governo do Estado de R$ 500 mil.

O Ministério da Integração está atuando nas cidades brasileiras onde as tragédias ocasionadas pelo tempo estão deixando famílias desabrigadas, prestando socorro às vítimas e reconstruindo áreas afetadas. Ele atua ainda na articulação, capacitação, treinamento e mobilização de agentes de Defesa Civil no país.

Na noite desta quarta-feira, o ministro reuniu com a bancada federal do Amapá e, logo após, o governador Camilo Capiberibe fez o convite, via telefone, para que ele viesse ao Estado, após a visita ao Acre, onde a situação também é preocupante. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, de Brasília, este ano todas as regiões estão sob o efeito do fenômeno "La Nina".

No Amapá, desde o mês de março, municípios do interior do Estado, localizados próximos a rios, estão sendo atingidos pelo alto nível das águas. O primeiro a sofrer as consequências foi Calçoene, onde a situação já está controlada. Nos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande a situação ainda está sob vigilância da Defesa Civil e outros órgão do governo estadual. Os dois municípios foram os primeiros onde a situação de emergência foi decretada.

Em Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, o problema está sendo amenizado pelas prefeituras e governo do Estado. No município de Cutias do Araguari, nesta quarta-feira as fortes chuvas já influenciam no transbordamento do rio Araguari. Laranjal do Jari, município que mais sofre com as cheias, este ano passa por uma das maiores enchentes. Na noite desta quarta-feira o governador homologou a Situação de Emergência no município.

O governo do Estado está com equipes de assistência social e médica, além de apoio da Defesa Civil, Batalhão Ambiental, Polícia Militar, Caesa e CEA, auxiliando as vítimas. O governador esteve nos municípios de Calçoene, Ferreira Gomes e Porto Grande, acompanhando as ações que estão sendo feitas, em parceria com as prefeituras. Eles estão prestando socorro, atendendo vítimas e reforçando a segurança. Centenas de cestas básicas estão sendo doadas, assim como colchões, água potável, alimento e medicamentos. Até este momento 7.356 pessoas foram afetadas.

O ministro Bezerra chega acompanhado de sua equipe de trabalho às 15h10, encontra às 15h30 com técnicos do governo do Estado, bancada federal e prefeitos dos municípios afetados. Às 16h recebe a imprensa para uma coletiva. Logo após, às 17h, ele retorna à Recife.

Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação