Em 2023, Samu registra mais de 28 mil atendimentos no Amapá
Falta de ar, dores agudas e quedas lideram as ocorrências atendidas pelo serviço no ano passado.
 Serviço alerta para número de trotes feitos ao longo do ano passado
Serviço alerta para número de trotes feitos ao longo do ano passado
Em 2023, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou mais de 28 mil chamadas para situações como atendimentos clínicos, quedas e acidentes de trânsito, no Amapá. Os números são da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).
Adultos e idosos lideraram as ocorrências na classificação por grupo, somando mais de 13 mil atendimentos. Contudo, entre todas as chamadas registradas ao longo do ano passado, 2.555 eram trotes.
“O Samu é uma ferramenta essencial para a manutenção da saúde pública em todos os estados, é o instrumento que chega até a população de forma imediata. Precisamos também alertar sobre os problemas causados pelos trotes, eles atrapalham a rotina de trabalho e colocam em risco a vida de outras pessoas”, afirma o diretor do Samu, Donato Farias.
Ambulancha
Outro serviço do Samu, a ‘Ambulancha’ atendeu 65 pacientes de regiões ribeirinhas em 2023. Entre as ocorrências, estão quedas, acidente com animal peçonhento, partos, acidente vascular cerebral e dores diversas.
Com capacidade para oito pessoas, o transporte fluvial é estruturado com rede de oxigênio, espaço para maca, abastecida com insumos e correlatos e com equipamentos necessários para a navegação fluvial.
Operacionalizando como suporte em saúde imediato para comunidades ribeirinhas do Amapá e Pará, a ambulancha pode ser acionada através do número (96) 4141-4406.
Samu
O Samu funciona 24h para atender situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. As unidades móveis são distribuídas estrategicamente para acelerar o encaminhamento dos pacientes aos serviços hospitalares de referência.
O atendimento do Samu inicia a partir do chamado telefônico através do 192, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas, além de sua localização.
O Governo do Estado mantém abastecido de forma contínua o estoque de insumos, correlatos e medicamentos necessários para que os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas que atuam na unidade móvel possam executar os atendimentos, garantindo a assistência necessária à população.
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