Pautas
23/08/2012 às 08:00
Secretaria de Educação promove formação continuada sobre Educação Inclusiva
Da Redação
Agência Amapá
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Local:
Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço
Horário:
23/08/2012 às 08:00h
Endereço:
Avenida FAB, Centro
Contatos:
Assessora de Comunicação/Seed: Adryany Magalhães: 9144-5442

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio, do Núcleo de Educação Especial (Nees), promove de 20 a 24 de agosto, a partir das 8h, no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, a Formação Continuada sobre Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O evento é voltado para gestores de Macapá e Santana e tem o objetivo de socializar informações sobre a atual Política Nacional da Educação Especial.

Segundo a gerente do Núcleo de Educação Especial, Lúcia Valente, é muito importante que os gestores conheçam a legislação da Educação Especial, pois é comum os diretores procurarem a secretaria para se informar sobre o assunto.

"Os diretores precisam saber como agir, quando uma criança especial vai ser matriculada na escola, mas principalmente conhecer quem é o público-alvo da Educação Especial para poder inserir seus alunos e tornar o ambiente escolar inclusivo", explicou.

Um dos assuntos que será debatido é o Decreto 7.611, que entrou em vigor em novembro do ano passado, e trata justamente da temática da Educação Especial.

O Decreto 7.611 consolida a legislação anterior e confirma a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, revigorando o conceito de dupla matrícula, presente desde 2007 através do Decreto 6.278, que restituiu às escolas especiais o direito de ofertar educação especial no âmbito da política governamental em vigor. Além disso, o decreto também dispõe sobre a oferta de educação bilíngue para surdos e outros dispositivos de financiamento aos sistemas de ensino.

Programação

4º dia: 23.08.2012

Responsável: Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues – CERNDR

8h: Abertura dos trabalhos

8h10: Palestra "Educação Inclusiva, realidade e desafios: conceituando os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e a Deficiência Intelectual (DI)"

– Palestrante: Professor Claudovil Barroso de Almeida Júnior

8h25: Palestra "Legislação X Ação"

– Palestrante: Professora Rubenita Gonçalves

9h: Palestra "A ação da Coordenação Pedagógica da escola do Ensino Regular no processo de inclusão dos alunos com TGD e DI"

– Palestrante: Professor Claudovil Barroso de Almeida Júnior

9h35: Palestra "Outros tipos de apoio: o papel do cuidador"

– Palestrante Professora Rubenita Gonçalves

10h: Intervalo

10h20: Palestra "O papel do gestor na construção de escolas inclusivas"

– Palestrante: Professora Rubenita Gonçalves

10h45: Palestra "A importância do Centro Raimundo Nonato no processo de inclusão de alunos com DI ou TGD"

– Palestrante: Professora Rubenita Gonçalves

11h20: Momento de debate

11h50: Avaliação do dia

12h: Encerramento do 4º dia do evento

 

5º dia: 24.08.2012

Responsável: Centro de Atendimento ao Surdo – CAS

8h: Abertura dos trabalhos

8h10: Dinâmica de boas vindas – com o Professor Gabriel Lélis

8h30: Palavra da diretora do CAS, Maria José Noronha

8h40: Palestra: "As atribuições do Centro de Atendimento ao Surdo"

– Palestrante: Maria José Noronha

9h: Palestra: "O Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos"

– Palestrante: Professora Nelcicleide Viana Dias

10h: Intervalo

10h20: Palestra: Legislação Educacional e a organização do Contexto Escolar para alunos surdos

– Palestrante: Professora Nelcicleide Viana Dias

11h: Momento de debate

11h50: Avaliação do dia

12h: Encerramento do evento

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