Pautas
15/07/2012 às 08:00
Inscrições para curso de prevenção às drogas nas escolas encerram domingo
Da Redação
Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Sejusp
Horário:
15/07/2012 às 08:00h
Endereço:
Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, 810, Centro
Contatos:
Assessora de comunicação/Sejusp, Denise Muniz: 9906-7495
Assessor de comunicação/Sejusp, Regis Sanches: 9186-1595

Segue até domingo, 15, o período de inscrições para o curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, oferecido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

Ofertado a 70 mil educadores de escolas públicas, distribuídos em todo o Brasil, o curso é totalmente gratuito e executado pelo Prodequi/PCL/IP da Universidade de Brasília (UnB). O evento apresenta-se em sua quinta edição, integrando o plano nacional "Crack, é possível vencer", que no eixo prevenção estabelece ampla capacitação para profissionais das redes de educação, segurança pública, saúde e assistência social, além de conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.

Os educadores cursistas aprovados receberão diploma de curso de extensão universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela Universidade de Brasília. Todo o processo de inscrição e seleção deve ser acompanhado através do site http://educadores.senad.gov.br

Exemplo de sucesso

A aplicação dos conhecimentos de prevenção ao uso de drogas dentro da Escola Estadual Professora Ester Virgulino, zona Norte de Macapá, reduziu significativamente o comércio e consumo de substâncias entorpecentes no interior da instituição educacional.

Atividades dinâmicas com os alunos e palestras aos jovens da comunidade escolar foram desenvolvidas por um grupo de dez professores que participaram do curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, entre 2005 e 2007. O sucesso da aplicação das teorias básicas estudadas durante o curso foi notabilizado também na redução do número de jovens grávidas dentro da escola. Gradativamente, o número real de gravidez na adolescência diminuiu de 17 para 2 casos num período de três anos, na instituição.

No encerramento de cada edição do curso, professores participantes elaboram projetos que, se aprovados pelo MEC, são financiados pelo governo federal.

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação