Pautas
31/07/2012 às 10:00
Prazo para entrega dos dados da 1ª etapa do Censo Escolar 2012 termina dia 31 de julho
Da Redação
Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Secretaria de Estado da Educação (Seed)
Horário:
31/07/2012 às 10:00h
Endereço:
Avenida FAB, 87, Centro de Macapá
Contatos:
Assessora de Comunicação/Seed, Adryany Magalhães: 9144-5442

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que o prazo para a entrega dos dados do Censo Escolar 2012 termina no dia 31 de julho. Aproximadamente 230 das 423 escolas da rede estadual ainda não realizaram o processo. Para responder ao Censo, as unidades de ensino públicas e privadas devem acessar o site www.educacenso.mec.inep.gov.br

O Censo é uma importante ferramenta no processo educacional. Por meio dele são coletadas informações para traçar um panorama nacional da educação básica no país, e serve de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas.

De acordo com a assessora de Pesquisas Educacionais, Cláudia Cunha, cada escola é responsável por acessar o site do Educar Censo e preencher os dados. "No caso das escolas do interior que não têm internet, os diretores ou secretários devem se deslocar para o município mais próximo que disponha do serviço", reforça.

As escolas da rede privada estão convidadas a cumprirem o prazo estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o fechamento do referido Censo. O não cumprimento dessa etapa do Censo Escolar afetará, diretamente, o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Todos os 16 municípios têm escolas que ainda não concluíram o processo, porém, os mais preocupantes, segundo a Seed, são: Macapá, 74 escolas; Itaubal, 10 escolas; Laranjal do Jari, 28 escolas; Mazagão, 16 escolas; Oiapoque, 11 escolas; Pedra Branca, 16 escolas; Porto Grande, 10 escolas; Santana, 10 escolas; e Tartarugalzinho, 27 escolas.

A segunda etapa do Censo acontecerá a partir de 1º de fevereiro de 2013. Nessa fase, chamada de "situação do aluno", serão coletadas informações mais detalhadas sobre os estudantes declarados na primeira fase. O prazo para fornecer essas informações termina no dia 15 de março de 2013.

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação