Pautas
27/05/2012 às 14:00
Ciclo do Marabaixo: “Cortejo da Murta” será neste domingo em Macapá
Da Redação
Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Casa do Artesão
Horário:
27/05/2012 às 14:00h
Endereço:
Rua Francisco Azarias Silva Neto, Centro de Macapá
Contatos:
Assessor de comunicação/Seafro, Gabriel Penha: 9154-0517/8115-7384

Será no próximo domingo, 27, a partir das 14h, o "Cortejo da Murta", uma programação especial dentro do Ciclo do Marabaixo. Com apresentação de diversos grupos de Marabaixo, o cortejo sairá da Casa do Artesão, percorrerá ruas da praça Beira-Rio e encerrará na antiga Catedral de São José, no Centro de Macapá.

Trata-se de uma programação especial dentro do Ciclo do Marabaixo 2012, desenvolvida por grupos tradicionais e a Secretaria de Estado de Políticas para Afrodescendentes (Seafro). "Na verdade, é também uma forma de divulgar e popularizar ainda mais o Marabaixo. Às vezes, as pessoas acham que se trata de uma programação fechada, mas é justamente o contrário. O Marabaixo é do povo amapaense", assinala Carlos Souza, chefe de Gabinete da Seafro.

Segundo os organizadores, é mais um evento que servirá para fortalecer e divulgar o Ciclo do Marabaixo em Macapá, que iniciou no mês passado e segue até junho. O cortejo foi decidido em reunião entre representantes dos grupos e a Seafro, no último dia 3. Na ocasião, todos também foram unânimes ao defender maior estreitamento das relações entre os grupos tradicionais de Marabaixo de Macapá e a Igreja Católica.

Além dos grupos de Macapá, já estão confirmadas as participações de comunidades como Capina Grande, Mazagão Velho, Igarapé do Lago, Ilha Redonda e Curiaú. No dia 27 será celebrado o "Domingo da Murta" - no Marabaixo, erva que serve para enfeitar o mastro. Após o cortejo, os participantes retornam aos seus lugares para a continuidade do Marabaixo de domingo.

Programação

14h - Chegada dos grupos e comunidades na Casa do Artesão

14h30 - Rodas de Marabaixo e apresentações

15h - Início do Cortejo, com o precurso:

Avenida Beira Rio, com parada no Macapá Hotel e Praça do Coco

Avenida Binga Uchôa

Avenida Azarias Neto (chegada na antiga Catedral)

16h - Ritual e bênção na Igreja Matriz

Encontro das Bandeiras

Badaladas do Sino

Labalaolajhh

17h - Encerramento e retorno dos grupos para as comunidades

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação